Filosofia

PERFIL DO CURSO - Aprofundar a reflexão pertinente ao saber filosófico, diante das grandes questões da existência, propiciando o aflorar de espíritos capazes de pensar independente e diversamente acerca do saber em geral e das categorias lógicas próprias da investigação científica em particular, ensejando, assim, a compreensão profunda e crítica dos problemas humanos, da sociedade e da história, bem como desenvolver a consciência ética do agir livre moral, e da sensibilidade estética dos futuros profissionais da área de Filosofia.

Para a consecução desta meta maior, o Curso se propõe a:
Formar docentes para atuarem na educação de nível fundamental e médio, enfatizando sua importância na formação cidadã;
Motivar a iniciação à pesquisa, a produção de conhecimento, bem como  a participação em programas e projetos de extensão, relacionados à área da Filosofia e de sua incidência no social;
Orientar o aluno da graduação a complementar sua formação docente na Pós-Graduação;
Ampliar a formação de profissionais das demais áreas do saber, interessados em Filosofia
Qualificar discentes para contribuírem em outras áreas do conhecimento, no debate interdisciplinar, prestando assessorias nos setores públicos: sociais, políticos, culturais e em organizações não governamentais,  dentre outras. Formar docentes para atuarem na educação de nível fundamental e médio, enfatizando sua importância na formação cidadã.

A interiorização da Educação Superior  tem como pressupostos a acessibilidade ao cabedal de conhecimentos e provocações teóricas: conceituais e instrumentais que são desenvolvidos no Curso de Filosofia. A existência de um Curso de Filosofia em uma região distante, aproximadamente, 500 km de João Pessoa, a capital, servindo ainda à região sul do Ceará, cidades situadas também a 500 km de distância de sua capital, Fortaleza, é de importância estratégica. Neste contexto, justifica-se o Curso de Licenciatura em Filosofia da FAFIC.
A Filosofia faz com que surja a necessidade de uma prática pedagógica sintonizada com os desafios do tempo, pois as disciplinas filosóficas, especialmente ao trazerem para dentro da sala de aula as provocações teóricas dos autores e pensadores, atuais e clássicos, aproximam a escola das novas demandas de idéias que vão surgindo ou que permanecem sendo importantes.

OBJETIVOS DO CURSO - O Curso de Licenciatura em Filosofia deverá oferecer aos alunos as condições do pensar filosófico, contribuindo para a formação da consciência critica de cidadãos que respondam aos desafios que a vida oferece, no contexto da sociedade globalizada.

MERCADO DE TRABALHO - O Curso de Licenciatura em Filosofia habilita profissionais de Educação na área de Filosofia, para atuarem no Ensino Fundamental e Médio, tanto no setor público quanto no privado.

No município de Cajazeiras, Estado da Paraíba, dentre as escolas de Ensino Médio, duas da rede pública e duas da rede privada incluem o componente curricular Filosofia, em seu programa.

Com a inserção do ensino de Filosofia nas escolas de Ensino Médio, em caráter obrigatório, abre-se espaço para o profissional licenciado, obviamente, graduado em Filosofia. Sabe-se que, atualmente, as vagas destinadas aos profissionais da área, são muitas vezes ocupadas por professores não diretamente ligados a disciplina, tais como psicólogos, pedagogos, sociólogos, etc. Tal componente curricular, de alta relevância para a aquisição do conhecimento, exige esforço, disciplina e estudo sistemático. Há de se convir que o pensar, mediante a concepção filosófica, é uma atividade que tem suas regras próprias, revestidas de um rigor peculiar que exige dedicação, reflexão e trabalho. Assim sendo, a transmissão do conteúdo dessa disciplina deve ser feita pelos licenciados em Filosofia.
Com a implantação efetiva da disciplina Filosofia  na rede privada de ensino, desde que responda à exigência do mercado, existirá, gradativamente, um espaço de absorção desse profissional imprescindível à formação integral do ser humano.

PERFIL DO EGRESSO - Considerando a modalidade de Licenciatura, o Curso de Graduação em Filosofia deve oferecer, substancialmente, uma formação básica, em termos de conteúdo e de qualidade, com uma sólida formação em História da Filosofia, que capacite a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos, assim como proporciar a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere. O núcleo de disciplinas obrigatórias  constituem, como afirmam as Diretrizes Curriculares e o Parecer do Conselho Newton Sucupira, parte essencial da formação do filósofo, seja ele bacharel ou licenciado.
A Licenciatura diferencia-se antes pelas suas finalidades, sendo que do licenciado se espera uma vocação pedagógica que o habilite a enfrentar, com sucesso, os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do ensino fundamental e médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

ATO LEGAL DE RECONHECIMENTO Reconhecido pelo Decreto Nº78.007/76 Parecer CFE Nº1.528/76

Mensalidade* R$ 407,00 (R$ 398,86 se pago até dia 30 do mês)

PROGRAMA DO CURSO

* Valor referente ao semestre letivo 2016.2