Marketing

PERFIL DO CURSO
Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, do Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, o graduado em Marketing “estuda o mercado e seu ambiente sócio-econômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Atento às constantes mudanças, esse profissional antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos”.
O profissional graduado no Curso Superior de Tecnologia em Marketing da FAFIC estará capacitado para aplicar os princípios fundamentais de planejamento de tempo e de execução de projetos, com ênfase na racionalização, na redução de custos e no aumento da eficiência, assegurando, desta forma, a criação de projetos e sistemas de capacitação e desenvolvimento eficazes, levando sempre em consideração a cultura e a potencialidade das empresas.

OBJETIVOS DO CURSO 
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem por objetivo formar profissionais qualificados e aptos a desenvolverem, de forma plena e inovadora, o conhecimento científico técnico-empresarial no que concerne às estratégias de vendas e do desenvolvimento de produtos e/ou serviços oferecidos pelas empresas, em seus respectivos mercados de atuação, atraindo e mantendo clientes, de forma a atender as demandas regional e local, assim como oportunizando a interação eficiente e humana no processo de oferta e procura.

MERCADO DE TRABALHO
O Tecnólogo em Marketing é um profissional estratégico para organizações dos mais diversos segmentos, o que torna seu mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades.
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) aponta tendência de crescimento do setor nos próximos anos, baseado no incremento do comércio e surgimento de novos negócios e serviços. Por isso, o profissional de marketing passa por um momento de grande valorização, com boas oportunidades.
Conheça os principais segmentos de atuação:

  • Marketing Estratégico: Envolve estudo de mercado, concepção do produto e estratégia de venda.
  • Marketing Educacional: é o esforço de posicionamento/comunicação desenvolvido por instituições de ensino (colégios, universidades, faculdades, entidades representativas destas instituições etc) junto aos usuários de seus produtos e serviços (estudantes, professores ou profissionais) ou a grupos sociais determinados ou ainda à própria comunidade.
  • Marketing Digital: Utiliza a Internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente.
  • Endomarketing: Estimula o engajamento dos colaboradores de uma empresa aos objetivos da gestão.
  • Marketing de Relacionamento: Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros.
  • Marketing Político: Reforça a imagem de um político, partido ou candidato junto ao seu eleitorado.
  • Marketing Social: Promove uma causa ou conceito para conscientização da comunidade.
  • Marketing Cultural: Busca associar marcas e empresas a projetos culturais por meio de apoios e patrocínios.
  • Marketing Empresarial: é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. 
  • Marketing Esportivo: é um segmento do marketing promocional que trabalha com o esporte, e atua na dimensão institucional de uma marca ou empresa. 
  • Marketing Cultural: consiste na associação de alguma marca ou empresa à projetos culturais. Atualmente este setor está em alta, devido ao crescente aumento da importância dada pela população à cultura. A marca que está associada a projetos culturais é bem vista no meio social.

 PERFIL DO EGRESSO 

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing estará apto a atuar na gerência de empresas e no seu próprio empreendimento, desenvolvendo mecanismos mercadológicos iniciados com a interpretação das necessidades e desejos dos consumidores, passando pela elaboração de processos de todas as ações que envolvem análise, pesquisa, planejamento e controle dos produtos e serviços da organização. Também estará apto a elaborar sistemas de comunicação com os consumidores e com o mercado, analisando as suas tendências.

Atuando em praticamente todos os ramos de negócio, o egresso do Curso Superior em Marketing deverá ser o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas. Nesse contexto, ele estuda o mercado e seu ambiente sócio-econômico, para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando a marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados.

Mensalidade* R$ 478,00 (R$ 454,10 se pago até dia 30 do mês)

MATRIZ CURRICULAR

FLUXOGRAMA

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

REQUERIMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

* Valor referente ao semestre letivo 2016.2