PAD - Programas Destinados aos Discentes

A FAFIC visa favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante de ensino superior, com base na política de atendimento ao discente, que tem como objetivo prestar atendimento psicopedagógico aos alunos dos Cursos de Graduação desta IES, em caráter preventivo, informativo e de orientação em grupo e/ou individual, oferecendo mecanismos que contribuam para a sua formação integral e melhor desempenho acadêmico, sem descuidar os aspectos sociais, emocionais e subjetivos.

PBE – PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO / FINANCIAMENTO

O Programa de Bolsas de Estudo – PBE é uma modalidade de Ação Social que visa incentivar a formação de alunos e a melhoria do ensino, objetivando ampliar e difundir, de forma mais aprofundada, a socialização de experiências metodológicas e bibliográficas, fomentando a produção científica discente, como resposta à função social nas dimensões a que a IES se propõe, dando prioridade a práticas voltadas às necessidades sociais emergentes, relacionadas às diversas áreas.

O PBE consistirá em quatro tipos distintos de bolsas:

• Bolsa carência;
  • Bolsa monitoria;
  • Bolsa assessoria;
  • Bolsa pesquisa.

A concessão de bolsa aos discentes que a pleiteam decorrerá de um processo de seleção, coordenado por uma Comissão devidamente investida para esta função e responsável pelo Programa. A seleção para a concessão da bolsa fundamenta-se na análise dos documentos comprobatórios e específicos para cada modalidade, seguindo os critérios determinados em edital específico.

Coordenadora: Roselita de Albuquerque Lima - Contato:

Programa de Nivelamento

O Programa de Nivelamento contempla conteúdos basilares para a formação acadêmica do aluno e que sejam comuns a todos os Cursos de Graduação da IES, a partir da identificação de dificuldades que interferem no seu desempenho, além de sugerir mecanismos de estudos adequados à aprendizagem e que facilitem o manuseio e interpretação de textos.
O Programa de Nivelamento ainda pode trabalhar conteúdos considerados pré-requisitos das disciplinas específicas do curso escolhido e imprescindíveis ao conhecimento da profissão.

PAPIES − Programa de Acompanhamento Psicológico na Instituição de Ensino Superior

O Programa de Acompanhamento Psicológico na Instituição de Ensino Superior – PAPIES, diretamente vinculado ao PAD, surge com o propósito de oferecer os seus serviços não só ao educando, mas também ao corpo docente, técnico-administrativo e de apoio da IES.

Desta forma, seu objetivo é favorecer o processo de desenvolvimento integral de toda a comunidade acadêmica, considerando os aspectos cognitivo, emocional, social, acadêmico e profissional, na busca de uma relação integrada e harmoniosa.

Coordenadora: Melca Gomes e Sousa - Contato: