UMA BREVE AVALIAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE DO ESTUDO DA CONTABILOMETRIA NAS DIMENSÕES AFETIVAS E INSTRUMENTAIS PARA OS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE C. CONTÁBEIS DA FAFIC
Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar a representatividade atual que o estudo da contabilometria tem para os alunos concluintes do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da FAFIC, sob as dimensões afetiva e instrumental, como forma de estimular os profissionais a cada vez mais investirem nessa área, onde poucos profissionais dominam o conteúdo. A metodologia utilizada foi a
aplicação de um questionário com questões objetivas, aos alunos do último semestre do Curso. Essas questões basicamente tratavam de mensurar a importância do estudo desse conteúdo. O resultado apontou que quanto ao sentimento que prevalecia enquanto estudavam o conteúdo de contabilometria, prevaleceu o de desafio (37%) e de interesse (27%). Com relação ao item que perguntava da segurança deles em relação à utilização prática dos conceitos estudados, 73% disse estar seguro e os demais disseram não estar nada seguro na sua aplicação.A maioria também considerou a contabilometria, uma ferramenta essencial para o futuro profissional, tendo em vista que o mercado a cada dia está se tornando mais competitivo e exigindo dos seus profissionais maior qualificação técnica nos serviços prestados, para que auxiliem os seus clientes no processo de tomada de decisão. Isso tudo facilita o crescimento das empresas, sendo isso responsável pelo aumento da valorização da contabilometria como instrumento chave na avaliação de fenômenos contábeis. Daí o resultado mostrou que na visão dos mesmos, o estudo da contabilometria também é importante não somente para que o aluno tenha boas notas, mas que tenha maior facilidade de ingressar numa vaga no mercado de trabalho, hoje tão seletivo e escasso