QUALIDADE EM SERVIÇOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB
Palavras-chave:
Serviços contábeis, Qualidade, Comércio Varejista de Material de ConstruçãoResumo
As empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. O objetivo geral propôs analisar quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comércio varejista de material de construção, em relação à prestação de serviços contábil na cidade de Sousa-PB. A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva . O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comércio de materiais de construção. Foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os
resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxílio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxílio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da
contabilidade não está proporcionando às empresas o seu objetivo principal, que é o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado à competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas