DAS IMAGENS ÀS IDEIAS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSIÇÃO ENTRE OS DOIS MUNDOS PLATÔNICOS

Autores/as

  • Admin NEPA

Palabras clave:

Mito, Educação, Racionalismo

Resumen

O presente artigo constitui-se uma pesquisa teórica bibliográfica. O principal objetivo da mesma, consiste em um estudo a respeito do pensamento educacional de Platão e sua possível contribuição para nosso atual modelo de ensino, tendo como base uma de suas principais obras, A República, com ênfase no livro VII, onde o autor descreve sua teoria do conhecimento e Paidéia. Levando em  consideração o contexto em que o autor está inserido, serão abordados os dois momentos da educação platônica descritos na alegoria da caverna: o primeiro, relativo a um processo de elevação visando à contemplação do bem, representado pela saída da caverna e o segundo, concernente a um processo de regressão que implica saber como proceder em meio aos cidadãos, metaforizado pelo retorno à habitação subterrânea. Procurando sistematizar as principais idéias aí contidas, mostrar-se-á que essas duas direções
são, segundo Platão, necessárias para que se efetive uma educação plena por ele planejada para os futuros guardiões da cidade – os filósofos. Tendo a clara noção de que tal ideal seria muito dificilmente atingível, Platão deixa evidente na própria alegoria que o processo de ascensão da alma constitui um longo e gradual percurso, com diferentes estágios, e um amplo currículo, caracterizando-se como um elevar-se para além das experiências sensíveis, a fim de alcançar a sabedoria suprema – a ciência do bem. Ao propormos tal discussão, este trabalho pretende inserir-se no debate acerca do tema – A Educação em Platão – e retomar, uma vez mais, a contribuição de um pensador da maior relevância para a Filosofia da Educação e com quem ainda temos tanto a aprender

Publicado

2021-04-15

Número

Sección

Artigos