Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos caminhos – relato de experiência

Autores/as

  • Admin NEPA

Palabras clave:

avaliação, ensino-aprendizagem, novos caminhos, ensino-superior

Resumen

O objetivo deste estudo foi apresentar uma abordagem reflexiva sobre a avaliação da aprendizagem no ensino superior identificando novos caminhos a serem seguidos. O processo de avaliação do ensino-aprendizagem na docência do ensino superior tem sido um campo muito pesquisado e discutido a partir de questionamentos, paradigmas e modelos postos em prática. Daí a grande necessidade de mudanças na cultura avaliativa desenvolvida no cenário atual. Para a elaboração desse trabalho foi realizado um relato de caso baseado na experiência do Prof. Ms. George Araújo, da Universidade Federal de Campina Grande no Campus de Cajazeiras-PB, que leciona a Disciplina de Patologia Geral para o Curso de Bacharelado em Enfermagem. Diante de um cenário de
aulas expositivas, pensando em como atrair a atenção de seus futuros alunos, o professor resolveu quebrar as regras e partir para uma postura que fosse mais atrativa para os aprendizes. Frente a essas considerações cabe aqui questionar: É possível dar conta de efetivar um processo avaliativo contínuo, crítico e coerente numa sala de aula universitária?

Publicado

2021-04-15

Número

Sección

Artigos